Home » Alianças & casamento, Celebridades, Diamantes, História

O casamento real & a tiara de diamantes

29 abril 2011 Sem Comentários Por Roberta Rossetto

Ok, um terço dos habitantes do planeta pararam para ver o casamento de Lady Catherine Middleton e príncipe William. E, posso dizer, foi uma emoção até pra quem assitiu de longe, pela telinha. Digo isso porque é gostoso ver quando jovens seguem tradições, como um tributo a seus antepassados, mas fazem de um jeito pessoal e modernizado. Este casamento real foi assim,  a tradição com um twist moderninho, a começar pela cobertura no Youtube, Twitter, Flicker, Facebook e blog – canais oficiais criados pela família real.

Vestido? Sim, desenhado por Sarah Burton, do ateliê inglês Alexander McQueen. Nenhuma novidade, pois era certo que Catherine prestigiaria um designer local. O vestido, nas cores marfim e branco, usava renda inglesa feita a mão, tal qual fez a rainha Victoria (cujo casamento já falamos aqui), que quis que seu vestido tivesse renda inglesa como forma de estimular o emprego entre artesãs britânicas. No buquê, flores de murta (como já havíamos dito que teria, pois essa é a tradição), lírios e também uma florzinha chamada Sweet William. Fofo, né?

Veja, no canal oficial da família real no Youtube, a hora do sim: http://youtu.be/-RFL4iyoi4s 

Catherine & William  April 29 - 2011

E a tiara? Vamos a ela. Chamada de Halo Tiara é estreita, toda de diamantes, datada de 1936. Foi emprestada pela rainha Elizabeth II para a noiva. A tiara tem história: foi comprada pelo então Duke de York (depois rei George VI) para sua esposa (posteriormente rainha Elizabeth, a Rainha Mãe). Isso aconteceu três semanas antes dele saber que assumiria o trono no lugar de seu irmão mais velho e se tornaria rei. Quando a atual rainha, Elizabeth II, fez 18 anos, ganhou a tiara da Rainha Mãe.

Halo Tiara - 1937 - Royal Jewelry

Ela é toda de arabescos de diamantes dispostos de um jeito que levam a gente a olhar para o centro, onde há um grande diamante com lapidação brilhante. Entre as muitas coroas e tiaras da família real, esta é considerada modesta. Foi usada também pela princesa Margaret e princesa Anne (veja aqui).

Halo Tiara - Catherine Middleton - April 29- 2011

Tiaras têm sempre papel importante entre nobres, reis e rainhas. É um dos símbolos de poder que os diferencia dos demais mortais. Elas passam de mãos em mãos, heranças de família, e muitas vezes acabam reformadas para ficarem ao gosto de seus novos donos (ou donas). Lady Diana casou com uma tiara (veja aqui) que pertencia à sua família, os Spencer. Logo depois, ganhou de presente da rainha Elizabeth II, uma tiara de família, que tinha pertencido à sua avó, a rainha Mary, chamada de tiara Cambridge Lover’s Knot. É uma joia de 1914. Vejam, abaixo, a tiara em seu aspecto original e reformada (em 1935), sem uma carreira de pérolas, usada por Diana:

Queen Mary tiara

 

Diane Spencer Tiara   

A tiara usada por Lady Catherine em seu casamento é, por enquanto, emprestada. Mas é bem provável que logo logo ela ganhe uma de presente da rainha. Vamos esperar, né? Ah! Sim! Os brincos que Catherine usou no casamento são um presente dos pais dela. São também de diamantes e foram desenhados especialmente para combinar com a tiara!

Se quiser saber mais sobre as tiaras da realeza, dá uma olhada nesse blog aqui.

>>> Por: Roberta Rossetto

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Facebook
  • FriendFeed
  • MySpace
  • Plaxo Pulse
  • Google Bookmarks
  • Yahoo Buzz
  • Windows Live Favorites
  • Delicious
  • Digg
  • Share/Bookmark

Deixe seu comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou link o artigo em seu site. Você também pode acompanhar os comentários subscribe to these comments via RSS.

Para ter uma imagem personalizada em seus comentários clique aqui.