Rubelita: pura sedução
31 de Janeiro de 2013

Na Natureza, encontramos turmalinas em quase todas as cores do arco-íris: vermelho, azul, amarelo, verde…

Geralmente, elas são nomeadas de acordo com a sua cor como, por exemplo, turmalina verde ou turmalina vermelha. Alguns exemplares no entanto, receberam nomes especiais, como é o caso da rubelita.

Essa gema preciosa é uma turmalina com nuances que vão desde o rosa alaranjado até o vermelho intenso, e o seu nome deriva do Latim rubellus, que significa avermelhado.

rubelita-2

Mas não são todas as turmalinas rosas e vermelhas que podem ser chamadas de rubelita! Para definir como a pedra será nomeada, deve-se observar seu comportamento na presença da luz do Sol e de luz artificial.

Se apresentar manchas amarronzadas ao ser exposta a uma fonte de luz, ela será classificada como turmalina vermelha ou rosa, de acordo com a sua cor. Mas se ela não demonstrar alteração na tonalidade, será uma rubelita.

Em algumas pedras, a presença de inclusões gasosas e líquidas é um dos aspectos que as caracterizam, contribuindo para sua beleza e identidade. Na rubelita, desde que não atrapalhem a passagem de luz, elas são muito apreciadas, pois contribuem para a sua aparência singular.

VOGUE-HS-2012-FINAL_Page_30

Anéis de ouro branco com turmalinas. Foto: Jacques Dequeker para Vogue

O responsável pelo surgimento dessas inclusões é o elemento químico Manganês, que além de determinar a cor desse tipo de turmalina, faz com que durante o crescimento do cristal surjam fissuras internas. Quanto mais Manganês presente em sua estrutura, mais fissuras e mais escura a rubelita será, portanto é extremamente difícil de se encontrar espécimes com cor forte sem nenhuma inclusão.

As maiores minas de rubelita estão localizadas no Brasil, Madagascar, Moçambique, Paquistão e Nigéria e exemplares rosa shock são característicos de uma mina localizada na Califórnia, Estados Unidos.

Brincos-Nature

Brincos de rubelitas da coleção Nature

Associada à sedução e ao amor, a cor desse tipo de turmalina certamente é uma das preferidas dos casais apaixonados. Quando aliada ao brilho do ouro branco e diamantes, como nessas joias H.Stern, sua beleza é ainda mais destacada, assim como a da mulher que usa joias com rubelitas.

Colar-Rubelita

Leia também:

Pedra semipreciosa? Risque esse termo do seu dicionário!

Tesouro nacional, a turmalina Paraíba é uma pedra raríssima

As mulheres e as joias: uma história repleta de significados


2 thoughts on “Rubelita: pura sedução

  1. Olá,
    gostaria de saber qual é a coleção do colar com espirais e rubelitas que aparece na pagina principal do blog para esse post (embora o colar não aparece no post em si).

    Att,
    Lucia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *