Home » Estilo

Faça como as famosas: renda-se!

26 agosto 2010 8 Comentários Por Renata Ruiz
Cosmopolitan ROM 2010-8-1 pag 1 Shakira

Shakira com anel Power Ring da coleção DVF e top de renda branca

 Celebridades de renda

Costumo sempre fazer pesquisas e ver o que celebridades e fashionistas estão usando. Elas servem de inspiração para passar as informações para vocês, para orientar o que se está usando, o que é tendência e o que vocês podem usar.

Em uma de minhas pesquisas vi que famosas como Kate Bosworth, January Jones e Fearne Cotton estão usando vestidos de renda ou algum detalhe do look em renda.

A renda é um tecido delicado, normalmente transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados devido ao entrelaçamento de fios, que podem ser de linho, seda ou algodão. O tecido leve e aberto na estrutura produz “buracos” que são importantes para o seu desenho.

Há alguns tipos de renda, que variam conforme a técnica de bordar. A renda de agulha, por exemplo, é baseada em técnica de bordados e a renda de bilro, em trançado. Ambas as técnicas são originárias do século XVI e eram o tipo mais caro de ornamentação da época. A renda renascença é um outro tipo e é um trabalho artesanal, e é executada a partir de um desenho fixado em almofada e executada com agulha comum.

Originalmente, a renda era fabricada à mão, mas atualmente, devido à evolução do maquinário e da tecnologia textil, são produzidas industrialmente. Mas aqui no Brasil, principalmente no Nordeste, muitas mulheres fazem um ótimo trabalho manual, criando tramas lindíssimas e muito delicadas.

Por ser um tecido delicado, ele é usado em peças de lingerie e também em detalhes de vestidos ou blusas. Mas há aqueles estilistas mais ousados que estão fazendo peças inteiras com renda.

Encontrei alguns vestidos muito lindos, camisas e até sapatos rendados. Realmente a renda está com tudo e não somente na lingerie. E ela está aí para ser mostrada. Vou apresentar alguns looks para vocês se inspirarem!

Por ser transparente, esta camisa de renda de Christopher Kane deve ser usada com uma regata por baixo. Como a camisa por si só já chama a atenção, use uma regata da mesma cor e com um tecido leve, como seda:

LOOK renda

Brincos Moonlight, vestido Christopher Kane, anel Rua das Pedras, sapato Oscar de la Renta e bolsa Christian Louboutin

 

Se você quer uma produção mais ousada e moderna, veja este vestido de renda e couro de Christopher Kane:

LOOK renda2

Vestido Temperley London, calça 7 for all Mankind, sapato Stella McCartney, brincos Lizard, anel Boboli e bolsa Lanvin

Mas se você só quer apenas detalhes em reda em seu look, confira este, onde a blusa tem detalhes de renda e o sapato é rendado:

LOOK renda3

Brincos e anel Stars, sapato Jimmy Choo, vestido Burberry Prorsum e bolsa Christian Louboutin

Para finalizar, um vestido de renda que não é transparente como os anteriores. A renda está presente em todos os detalhes, o que um outro jeito de usá-la:

LOOK renda4[/caption]Por: Renata Ruiz
Fonte: Tecidos e Moda, de Jenny Udale, Ed. Bookman
Fotos: Divulgação
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Facebook
  • FriendFeed
  • MySpace
  • Plaxo Pulse
  • Google Bookmarks
  • Yahoo Buzz
  • Windows Live Favorites
  • Delicious
  • Digg
  • Share/Bookmark

Deixe seu comentário!

Adicione o seu comentário abaixo, ou link o artigo em seu site. Você também pode acompanhar os comentários subscribe to these comments via RSS.

Para ter uma imagem personalizada em seus comentários clique aqui.